Dicas especiais para as festas tradicionais

Texto por: Publicado em: 13 de dezembro de 2024

E quem não gosta de um bom vinho? Uma iguaria com seus devidos acompanhamentos. Nesse período de festas natalinas e de réveillon, ele está lá como personagem principal.

Mas, o que escolher entre tantas opções no mercado. Difícil missão. Mas, gosto, cada um tem o seu. O importante é lembrar que há bebidas específicas para cada ocasião e, detalhe, o utensílio certo para a experimentação. No caso do vinho, hummm!, a taça certa faz toda a diferença, não só no encanto, mas no sabor também. Algumas dicas para não errar com a taça.

Vinho Tinto

A taça para vinho tinto é mais ampla e arredondada, com uma borda mais larga. Isso permite que o vinho “respire” mais, o que é importante para vinhos tintos, especialmente os mais encorpados, como Cabernet Sauvignon ou Syrah. A maior área de superfície ajuda na oxigenação do vinho, liberando seus aromas complexos e suavizando os taninos.

Vinho Branco

A taça de vinho branco tem uma boca mais estreita e menos arredondada do que a do vinho tinto. Sua borda é mais estreita para preservar os aromas delicados e manter a temperatura do vinho. O design mantém a acidez do vinho branco e permite que os aromas frutados sejam mais concentrados. É ideal para vinhos como Sauvignon Blanc, Chardonnay e Riesling.

Espumante

A taça para espumante tem uma forma mais estreita e alta, chamada flûte, ou pode ser um copo mais largo e arredondado, conhecido como “taça de tulipa”. A flûte ajuda a preservar as borbulhas do espumante por mais tempo, enquanto a taça de tulipa permite que os aromas do espumante se concentrem, mantendo o vinho fresco. É ideal para champanhes, proseccos e outros espumantes.

Além dessas dicas, na 5ª edição da Agromagazine, temos uma seção de harmonizações e lá tem dicas preciosas de como você pode harmonizar vinhos e queijos nesse Natal. Corra na nossa página e confira.

E, mais uma dica. Se você quer uma receita para o café do Natal, na gastronomia da 2ª edição tem aquela receita imperdível de rabanada. Acesse esta seção também. 

Receita

Fui buscar a receita desta edição nos cadernos de receita da mamãe, algo especial, cheio de memórias afetivas, aliás, mais precisamente no livro dela de quando completou 90 anos. Como atuou como quituteira, confeiteira e quitandeira, quando fez 90 anos, criamos um livro com as receitas que mais gostávamos, as quais ela fazia para a família.

E o canelone dela é aquela receita inesquecível, forte, saboroso, simplesmente, divino! Dá um pouco de trabalho, confesso, mas vale a pena. E, nesse período de festas, em que passamos mais tempo em casa com a família, pode ser um desafio prazeroso. Tomando um bom vinho, ah!, vai gerar muito “assunto” até esse prato ficar pronto. Vale a pena! Comente conosco depois.

Canelone da Rita

  • 1/2 kg de farinha de trigo
  • Sal
  • 1 ovo
  • 2 colheres de óleo
  • Água

Modo de fazer

Misture a farinha de trigo, sal, ovo e óleo e vá colocando a água aos poucos até dar a consistência de uma massa de pastel. Deixe descansando enquanto faz o recheio.

Recheio

  • 1/2 kg de carne de vaca (patinho) passada duas vezes na máquina
  • Sal
  • 4 tomates picados em cubinhos
  • 1 prato fundo de queijo mineiro cortado em cubinhos
  • 1 xícara de chá de azeitonas verdes, sem caroço, picadas
  • 4 ovos cozidos picados em cubinhos
  • 1 cebola grande
  • 4 dentes de alho
  • 1/2 copo de vinho tinto seco
  • Extrato de tomate
  • Queijo ralado

Modo de fazer

Em uma panela, refogue a cebola, o alho, coloque a carne e o sal e deixe cozinhar. Acrescente o tomate e coloque o extrato de tomate para dar cor ao molho e deixe ferver bastante para dar um bom caldo. Depois, acrescente a azeitona, os ovos cozidos, o queijo e o vinho e retire do fogo. Reserve.

Em outra panela com água, sal e um fio de óleo deixe ferver. Abra a massa e corte quadrados de aproximadamente 10 cm, coloque na panela para cozimento. Não deixe cozinhar muito, somente o necessário para fazer os rolinhos. Coloque sobre uma peneirinha para escorrer e acrescente o molho. Faça rolinhos e leve para um pirex previamente untado com manteiga. Coloque os rolinhos lado a lado e cubra com o molho. Salpique queijo ralado e leve ao forno por cerca de 20 minutos.

Tenho certeza de que a sua família vai adorar!

One Comment

  1. Yamara Peres 19 de dezembro de 2024 at 12:20 - Reply

    Adorei a repouso sobre as taças.
    A receita do Canelone já experimentei. Deliciosoooooo

Deixe um comentário