Associações do setor de vitivinicultura

Texto por: Publicado em: 13 de dezembro de 2024

Desde o início dos nossos trabalhos, destacamos, nesta seção, grupos de mulheres que estão organizadas no WhatsApp para a troca de experiência, networking, em grupos regionais. Nesta edição, mudamos um pouco e trazemos aqui as associações do setor de vitivinicultura que trabalham de diversas formas para o setor, em várias partes do país. Não estão todas aqui, pois temos estaduais e regionais. Mas segue uma mostra de algumas que trabalham para o crescimento do setor.

Associação Brasileira de Enologia (ABE), fundada em 22 de outubro de 1976, tem como objetivo promover a cultura vitivinícola e estabelecer uma relação harmônica entre os enólogos e consumidores.

A ABE é reconhecida internacionalmente pelos eventos que promove, sendo constantemente convidada a enviar representantes aos mais diversos concursos internacionais de vinhos promovidos sob a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho.

Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin) é uma pessoa jurídica de direito privado, no formato de associação civil sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado. Foi criada em 16 de março de 2016 por meio de Assembleia Geral.

A Anprovin tem sede e foro na cidade de Caldas (MG) e entre os principais objetivos que sustentam a sua criação e o seu trabalho ao longo desses anos está o de buscar a união dos produtores de vinhos finos e de uvas para o fortalecimento do setor.

O eixo que ampara a Anprovin é auxiliar os produtores que adotam o ciclo de inverno em território brasileiro, naturalmente onde o clima permita a poda invertida. Estão ainda entre os objetivos da Anprovin defender os interesses dos associados; viabilizar a qualificação e a certificação de seu produtos; colaborar com o desenvolvimento de políticas públicas na vitivinicultura; promover ações de enoturismo e enogastronomia; trabalhar pela ampliação do mercado de Vinhos de Inverno; obter, preservar e proteger a Marca Coletiva Vinhos de Inverno; e, participar, incentivar e promover feiras e eventos com o propósito de valorizar o segmento. A Anprovin é constituída por número limitado de membros, distribuídos nas seguintes categorias: Associado Fundador, Associado Pleno, Associado Honorário e Colaborador.

 A União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) é uma associação civil de âmbito nacional, fundada em 28 de setembro de 1967, pessoa jurídica de direito privado, com fins não econômicos e sem fins lucrativos, e seu âmbito de atuação estende-se por todo o território nacional e fora dele.

A Uvibra tem por objeto social o crescimento, a eficiência e a competitividade do segmento que ela representa, buscando a defesa, o ordenamento e a harmonização institucional da produção, comercialização e promoção da cadeia produtiva brasileira em todo o território nacional e fora dele, e é composta por empresas produtoras de vinhos, espumantes e sucos de uva integrais ou concentrados, de destilados vínicos e demais produtos derivados da uva e do vinho no Brasil, bem como por suas associações regionais e/ou estaduais, desenvolvendo, para a consecução de seus objetivos, ações de educação, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação, preservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável.

 A Associação Brasileira de Sommeliers é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo a difusão da cultura do vinho e de outras bebidas, bem como seu consumo responsável, por meio de cursos dirigidos a amadores e profissionais e de inúmeras atividades culturais e sociais.

A ABS foi fundada no Rio de Janeiro, em 1983, por iniciativa do sommelier e restaurateur Danio Braga, italiano de Parma radicado no país há mais de 40 anos, e seu presidente até hoje. Em 1989, a convite de Danio, o empresário e amante de vinhos Ciro Lilla liderou o grupo que fundou a ABS São Paulo. Hoje, além de Rio de Janeiro e São Paulo, a ABS tem representações oficiais em vários estados.

Entre outras conquistas, a ABS liderou campanha que culminou com a regulamentação da profissão de sommelier, em 2011. Desde a sua fundação, a ABS Brasil e suas representações estaduais são filiadas à Association de la Sommellerie Internationale (ASI). Com sede em Paris, a ASI é a principal representante mundial desses profissionais.

Institucionalmente, cabe à ABS organizar, periodicamente, concursos para a certificação de profissionais, tanto em nível regional como em nível Brasil, esse último o máximo reconhecimento que um sommelier pode alcançar no país. Esses concursos seguem rigorosamente a metodologia utilizada internacionalmente pela ASI.

Deixe um comentário