Comunidade do Queijo

Texto por: Publicado em: 12 de abril de 2024

A internet está aí com boas ferramentas para unir pessoas em prol de um objetivo comum. Como destacamos em nossas edições, nesta editoria Mulheres & Grupos, mostramos como as pessoas estão reunidas por meio das redes sociais em busca de soluções para seus problemas do dia a dia no campo, para a troca de experiências, para fazer novos amigos.

Nesta edição, destacamos a Comunidade do Queijo, que é uma plataforma de ensino “online” com mais de 100 horas de aulas sobre a produção de queijos e derivados lácteos. Quem se inscreve na plataforma tem acesso ao grupo exclusivo de WhatsApp da comunidade, onde o aprendizado segue com a troca de novos aprendizados e experiências, os quais proporcionam até a criação de queijos autorais.

A comunidade nasceu da parceria entre a zootecnista Fernanda Carvalho Gomes e o engenheiro Jessé Andretta, com suporte do AgroInstituto Santafé. Por meio da sua proposta de ensino, ela tem proporcionado a capacitação de queijeiros já experientes e a formação de novos profissionais. Quando decidiu investir no universo do queijo, Fernanda nem imaginava o que estava por vir. Tudo começou com uma “live”, reunindo pessoas para um bate-papo. Mas os amigos foram marcando presença a cada “live” e, observando a demanda de todo o Brasil, a comunidade foi criada.

Entre as ações da comunidade está a formação em vários segmentos, como a produção e a legislação com projeto de ampliação para desenvolvimento de negócios. Somado a isso, a formação presencial acontece em algumas regiões tradicionais produtoras de queijos artesanais no país, além de capacitação técnica promovida pela Universidade Federal de Viçosa.

“Faço queijo artesanal há quatro anos, e há dois anos faço parte da Comunidade do Queijo. Essa participação fez toda a diferença para mim; além dos cursos, das lives, temos o grupo do WhatsApp. No grupo, esclarecemos dúvidas, passamos receitas e recebemos muitas receitas, temos grandes mestres e grandes queijeiros que nos orientam a qualquer hora. Com a comunidade, tive a oportunidade de participar de cursos e de vivências como Canastra e Mantiqueira. Foi de extrema importância, porque abre horizontes. A comunidade nos atualiza e nos ensina todos os dias. Eu sou extremamente grata por fazer parte desse grupo tão importante”, relata Ana Luiza Vasconcelos, a Lilita, de Passos/MG.


Lilita e Fernanda

Deixe um comentário