
A arte de cozinhar com cerveja
A Arlyna Franklim é nutricionista e apaixonada pela alquimia dos alimentos. Como instrutora de cursos, pelo Sistema Faemg Senar, atende uma série de demandas como produção de queijos, quitandas, doces e defumados e já capacitou mais de 5.000 alunos.
Conheço a Nina, como é carinhosamente chamada por amigos e ex-alunos, há alguns anos. Trabalhamos juntas no Senar Minas, ela na capacitação e eu como assessora de imprensa. Entre os muitos cursos que registrei e em festas das quais participamos, uma delas, cujo tema era churrasco, ficou na minha memória para sempre. Afinal, estava tudo tão maravilhoso, do sabor de cada carne preparada com tanto carinho ao encontro com os amigos e a criançada que nos rodeava, que não há como esquecer.
Assim, quando idealizei esta edição sobre cervejas produzidas por mulheres, o primeiro nome que me veio à lembrança foi o dela, que aceitou o convite de pronto para partilhar uma de suas receitas conosco. Mesmo com a correria da vida, do trabalho, família e filhos — a Arlyna tem dois —, ela fez uma produção impecável para nós.
Mas, voltando à cerveja, que é o tema desta edição, o seu uso na culinária é muito versátil, incluindo pratos salgados e doces — sim, doces também. A bebida milenar vai além das taças e brindes e sua versatilidade na culinária tem conquistado chefs e entusiastas gastronômicos, elevando pratos a novos patamares de sabor e sofisticação.
Além de ser um ingrediente na cozinha, a cerveja desempenha um papel fundamental na harmonização de sabores. A variedade de estilos permite combinações fascinantes, desde uma cerveja leve e cítrica acompanhando frutos do mar até uma cerveja mais robusta realçando os sabores de carnes grelhadas.

As cervejas artesanais e sua diversidade de sabores, proveniente de ingredientes selecionados e técnicas apuradas, transforma pratos comuns em experiências gastronômicas extraordinárias. Desde as notas frutadas de uma IPA até a profundidade maltada de uma Stout, as cervejas artesanais oferecem um leque de opções para aprimorar receitas. As nuances dos lúpulos, a complexidade dos maltes e a riqueza das leveduras se tornam ingredientes únicos, capazes de elevar o sabor de marinadas, molhos, massas e sobremesas.
Imagine uma carne marinada em uma cerveja artesanal de trigo, absorvendo não apenas a suculência, mas também os tons levemente cítricos. Ou um molho de barbecue enriquecido com uma cerveja defumada, que intensifica os sabores defumados da grelha. As possibilidades são tão vastas quanto os estilos de cerveja disponíveis.
Em sobremesas, a doçura equilibrada de uma cerveja belga pode ser a chave para criar um sorvete único, enquanto uma cerveja com toques de café pode transformar um bolo simples em uma experiência indulgente.
Além disso, a escolha certa de cerveja artesanal pode complementar a refeição, proporcionando uma harmonização perfeita. Uma cerveja mais leve e refrescante pode equilibrar pratos mais picantes, enquanto uma cerveja mais encorpada e maltada pode acompanhar pratos robustos.
Depois de tanto falar sobre cervejas na cozinha, vamos à receita escolhida pela Arlyna:
Arroz com fraldinha e cerveja
Ingredientes
- 1kg de carne (fraldinha)
- 200 g de bacon
- 200 g de muçarela
- 2 cebolas picada em cubos
- ½ pimentão vermelho picada em cubos grandes
- ½ pimentão amarelo picado com cubos grandes
- 4 tomates picado em cubos grandes
- 1 cerveja pilsen long neck
- sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto
- 1 ½ xícara de arroz
Modo de preparo
Em uma panela de pressão frite o bacon. Reserve.
Na mesma panela “sele” a fraldinha até ela ficar bem douradinha e reserve. Ainda na panela de pressão, refogue a cebola, os pimentões e os tomates. Acrescente a fraldinha, o sal, a pimenta do reino e a cerveja. Feche a panela e quando pegar pressão, aguarde 40 minutos.
Em uma panela, refogue o arroz, acrescente a fraldinha já cozida e desfiada e todo o caldo que estava junto na panela de pressão. Aguarde o cozimento do arroz.
Acrescente a muçarela e mexa para que ela fique bem derretida e dando cremosidade ao arroz.
Para finalizar, coloque o bacon frito e cheiro verde por cima. Além de ficar lindo, é extremamente saboroso!
Bom apetite!

Essa receita é uma delícia! Fiz e aprovei