CNMA – A união faz a força

Texto por: Publicado em: 21 de dezembro de 2023

A frase da cultura popular: “Por trás de um grande homem existe sempre uma grande mulher” é sempre retratada nos mais diversos cenários, empresariais ou familiares. O que a maioria das pessoas não sabe é que por trás do maior encontro de produtoras rurais da América Latina, o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), está um homem. Nada mais, nada menos que o banqueiro Aloysio de Andrade Faria (1920-2020).

Aloysio, por toda a sua trajetória, foi empreendedor e visionário, e muito antes do protagonismo que envolve as produtoras rurais no Brasil ganhar força, ele idealizara o que estava por vir, talvez por acompanhar o trabalho das produtoras rurais pelo mundo, por ter sido pecuarista e pai de cinco filhas. Toda essa somatória pode o ter levado a pensar em um evento para as mulheres rurais, pois não existia nada parecido com esse movimento no Brasil em 2015.

Essa missão foi dada a Alexandre Marcílio, o segundo homem dessa história, gestor do Transamérica ExpoCenter, que conduz o evento desde o seu início, ao lado de Renata Camargo, que já foi “show manager” do evento e hoje é responsável pela gerência de desenvolvimento e novos negócios. A missão foi cumprida depois de muitas pesquisas, estudos e parcerias firmadas. A causa foi abraçada por todos os primeiros parceiros: Agropalma, ABAG (Associação Brasileira de Agronegócio) e José Luiz Tejon (Biomarketing). E o evento tornou-se realidade em 2016.

Idealizado para um público de 300 mulheres, dois meses após o lançamento do Congresso, a demanda foi tão grande que esse número dobrou, mostrando a busca das produtoras por capacitação. Participaram da primeira edição 600 mulheres de 15 estados, 15 patrocinadores e 35 palestrantes.

O movimento cresceu. Em 2017 foram 1.000 participantes e o número aumentou mesmo durante a pandemia, com a sua realização “online”. “A cada ano, buscamos mais novidades, mais capacitação técnica, de mercado, para as ações dentro e fora da porteira, para atender as expectativas das produtoras. Preparamos tudo com muito carinho”, disse Alexandre. Na edição de 2023, foram 3.300 congressistas, 57 patrocinadores, 25 parceiros, 63 palestrantes, 26 estados brasileiros e seis países participantes.

Trajetória

Mas vamos com um pouco de história, porque é importante registrar esse movimento que, com certeza, inspirou outros movimentos em todos os estados brasileiros com a organização das mulheres em vários grupos, para a troca de informações e experiências.

A ideia do Aloysio era criar um evento para as mulheres rurais. Até então, não existia nada para este público no Brasil. As produtoras, como ficou registrado no final da primeira edição, eram invisíveis perante a sociedade.

Para a maioria da população, elas eram apenas esposas, companheiras, mães. O universo do agronegócio era dominado pelos homens. No entanto, muitas delas já gerenciavam as suas propriedades com sucesso.

Ainda no primeiro evento, as produtoras fizeram um manifesto para o ministro da agricultura, mostrando que estavam unidas, que não eram invisíveis e que trabalhavam pelo agronegócio brasileiro.

Ao longo dos anos, a participação das mulheres no Congresso é motivada pela atuação das embaixadoras que representam as cinco regiões do país. Essa troca é feita entre os organizadores e as embaixadoras, que levam para suas regiões os ideais que serão trabalhados no evento e, assim, mobilizam as produtoras a estarem no congresso e se conectarem com as tendências do mercado, trabalhadas especialmente para elas, para a sua capacitação. E o resultado é positivo com transformações de vidas e negócios, gerando bons resultados nas fazendas e impactando a rede de relacionamentos de cada participante; o que faz aumentar o número de congressistas a cada nova edição do CNMA.

A gestão

O gestor do congresso, Alexandre Marcílio, não é do agronegócio, mas leu e pesquisou muito para idealizar esse evento e está em busca de atender as expectativas das produtoras que, segundo ele, são mais observadoras, mais detalhistas. O seu foco, junto com os parceiros e curadores, é preparar a cada ano um conteúdo relevante para o crescimento de todas, seja dentro ou fora da porteira.

No dia dessa entrevista, na planilha de Alexandre, estavam as ações para a 9ª edição do CNMA. O tema já está definido e bem guardado. Mas, 2024 já bate às nossas portas, e o lançamento da 9ª edição do CNMA está previsto para o dia 07 de março. Aguardem. Muito está por vir.

Deixe um comentário