Eventos da cafeicultura no Sul e Sudoeste de Minas

Texto por: Publicado em: 27 de outubro de 2023

Com os eventos que aconteceram nos meses de agosto e setembro no Sul de Minas, período que marca o fim da colheita de café nas terras de Minas Gerais – o maior produtor do Brasil –, as cafeicultoras são destaque nesta página. Essa bebida que encanta o mundo, com os seus sabores característicos, tem uma representatividade feminina, uma força crescente no campo, que reúne produtoras, empresárias, pesquisadoras, empreendedoras, baristas, mulheres apaixonadas que mostram cada vez mais suas histórias de vida, de superação e de muito trabalho em  prol da cafeicultura brasileira.

E, com essa força, a produtora Marisa Contreras, da Fazenda Capoeira Coffee, em Areado, Sul de Minas, reuniu quase 700 mulheres, no final de setembro, para falar sobre café, como empreender nesse segmento que elas amam, no 9º Encontro Mulher do Café. Quem esteve presente prometeu voltar no próximo ano.

Marisa Contreras iniciou esse movimento há nove anos com a meta de expandir oportunidades para as produtoras de café da sua região e unir mulheres em prol da cafeicultura. O movimento cresceu muito. Nos últimos nove anos as produtoras conheceram especialistas do setor e se capacitaram, foram motivadas a seguir em frente e a acreditar em seus sonhos. Com essa motivação e a parceria de empresas do setor, hoje elas participam de projetos especiais como o Florada, da Três Corações, onde lotes de cafés especiais, produzidos por mulheres, são comercializados com exclusividade.

Na abertura do evento deste ano, Marisa fez um apelo aos líderes que estiveram na Fazenda Capoeira Coffee. “Eu faço um chamado a todos os líderes, que estão aqui hoje, que nos deem a mão. Juntos, vamos liderar a transformação da maior nação do café em uma nação protagonista. Uma nação que se posiciona e se levanta no mundo de consumidores apaixonados pelo café e de produtores completamente prósperos”. Muito ainda está por vir. Confira alguns “flashes” do evento.

A protagonista desta história, Marisa Contreras, na abertura do evento.
E os líderes estavam lá: presidentes das maiores cooperativas do setor – Cooxupé, Coopercitrus, Minassul – e representantes do Banco do Brasil, Corteva e Syngenta.
As produtoras Marisa Contreras e Daniela Alkmin, da Agrorigem, duas forças da cafeicultura no Sul de Minas.
Renata Kelly da Silva, da Embrapa, também marcou presença no 9º Encontro da Mulher do Café. Entre as muitas funções que exerce, Renata integra a equipe do Observatório das Mulheres Rurais do Brasil e está ligada a várias ações sobre a cafeicultura pela Embrapa em Rondônia.
Silvio Leite, um dos grandes conhecedores do café do Brasil e do mundo, também esteve na Fazenda Capoeira Coffee, dividindo a sua experiência com as produtoras.
Marisa Contreras e a ex-jogadora de basquete Hortênsia Marcari, uma das palestrantes do evento de 2023, em pose no trator rosa, entregue durante o evento por Larissa Novais, diretora de clientes do Banco do Brasil.
A barista, Gelma Franco e o exportador Ricardo Tavares, no megaevento de Marisa Contreras, que reuniu os diversos elos da cadeia da cafeicultura.
E a embaixadora do café estava presente. Janaina Magalhães, produtora, cantora, empresária e apaixonada pela cafeicultura. Janaina é Embaixadora do Café pelo Miss Brasil Café e representa o concurso no Sul de Minas e as cafeicultoras em todo Brasil.
Silvana Novais, do Faemg Mulher, e a produtora Beatriz Pacheco, de Boa Esperança. Silvana participa ativamente dos vários grupos organizados por mulheres em todo Estado, seja na cafeicultura, na pecuária leiteira, ou em vários segmentos que começam a se organizar, levando o apoio do Sistema Faemg até elas.
As produtoras de Divinolândia em pose com a barista Gelma Franco.
Daniela Alkmin, da Agrorigem, e Leda Silva, do Sítio Roseira. As duas se conheceram na AME Café e firmaram uma parceria que deu supercerto com a exportação do café da Leda para a Austrália. Sucesso de negócio que já dura seis anos.

Mais ações

IWCA

O 1º Encontro IWCA (Aliança Internacional das Mulheres no Café) proporcionou o encontro das produtoras do Sul e Sudoeste de Minas, em Varginha. A meta do grupo é propor ações que serão desenvolvidas localmente. A IWCA está no Brasil há 11 anos e cada subcapítulo reúne regiões de acordo com suas características geográficas.

1º Encontro de Mulheres

A Fundação Neumann do Brasil reuniu um time de profissionais, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), no 1º Encontro de Mulheres, uma ação do Programa Florescer, para discutir temas atuais e importantes para a igualdade de gênero. Com o tema “A Excelência Feminina Promovendo a Sustentabilidade” foram discutidos assuntos como “A Agricultura Regenerativa e Economia Circular”; “Papel da Mulher na sucessão familiar: desafios e a troca entre gerações”; “Mulher: a força que vem do coração”; “Liderança em alta performance” e mais “cases” de sucesso.

A ação marcou o início do Programa Florescer, que tem como objetivo despertar a liderança e o empreendedorismo feminino e disseminar conhecimento sobre temas de relevância como a sustentabilidade, diversificação de renda, igualdade de gênero e sucessão familiar. Participaram do evento 156 pessoas, sendo a maioria delas mulheres do campo.

Entre as ações, um questionário com as perspectivas das mulheres do campo foi preenchido, com o objetivo de promover a criação de um programa realista com as atividades alinhadas às necessidades das agricultoras.

Deixe um comentário