Agro Batom

Texto por: Publicado em: 27 de outubro de 2023

Um movimento que tem menos de 10 anos reúne produtoras rurais em todo o país em grupos ou comunidades para motivar, trocar experiências e capacitar as produtoras rurais dentro de um segmento tão complexo como o agronegócio. A força da mulher no campo, administrando fazendas, produzindo com qualidade, é cada vez mais visível diante dos esforços que vários grupos, pelo país afora, fazem para que o trabalho delas também seja reconhecido.

No Sul de Minas Gerais, uma região predominantemente cafeeira, as produtoras Marisa Contreras, em Areado, e Elvira Alice Terra, em Alfenas, reuniram pelo WhatsApp 260 participantes, que integram o grupo Agro Batom, desde 2016. São sete anos de caminhada juntas na busca de melhor gerenciar e produzir cafés de qualidade. Os encontros iniciais começaram um pouco antes, há nove anos, em evento promovido por Marisa Contreras, na sua propriedade, a Fazenda Capoeira Coffee.

A meta é fortalecer as mulheres frente ao agronegócio. Sem regras definidas, o grupo não tem diretoria, cada uma das produtoras atua de maneira diferente, mas são focadas no mesmo direcionamento que é a cafeicultura.

O grupo é formado por mulheres empreendedoras, cooperativistas, baristas e outras profissionais ligadas à área de comercialização.  Nesses sete anos de criação, já promoveu o encontro de mulheres do agronegócio, feiras, eventos culturais, campeonatos de baristas, eventos que têm ligação com a cadeia produtiva e de comercialização do café. Entre as metas das produtoras estão as capacitações, eventos, congressos e feiras nacionais e internacionais. E o foco são os cafés especiais produzidos por mãos de mulheres

O Agro Batom já motivou a criação de outros grupos com o mesmo foco no Sul de Minas. Suas integrantes participam de outros grupos que reúnem produtoras de todo o Brasil.

“A importância é provar que somos capazes de fazer os melhores cafés por mãos de mulheres, mostrando para o Brasil e o mundo a força feminina no agronegócio”, disse Elvira Alice.

E no encontro anual delas, realizado no mês de setembro com o tema “Mulher do Café: semeando inovação, colhendo resultados”, as participantes do Agro Batom tiveram palestras com profissionais que levam mensagens de mercado, capacitação e motivação como a jogadora de basquete Hortência Marcari, presidentes de cooperativas, entre outras lideranças do setor.

Saudações cafeeiras!

Deixe um comentário